SETE DICAS PARA MOTIVAR SUA EQUIPE EM TEMPOS DE INCERTEZAS

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RECONHECIMENTOS INFORMAIS PODEM SUPRIR

FALTA DE BÔNUS EM ÉPOCA NÃO FAVORÁVEL

Governo e analistas econômicos divergem quanto aos números e geram incerteza do que esperar do PIB projetado para o Brasil em 2013. Apesar de um crescimento de 1,5% do PIB no segundo trimestre, que ficou acima das expectativas, a projeção para o ano inteiro já foi reajustada três vezes para baixo pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. que estabeleceu a última previsão em 2,5%.

Mesmo em meio à crise internacional, o País mantém relativo bom desempenho. Mas com o medo que de uma hora para outra a crise chegue aqui mais forte, somado com incertezas quanto ao real crescimento, o corte de investimentos e o apagão de mão de obra, cria-se um clima de insegurança para os gestores.

Neste cenário, empresários, executivos e gerentes se veem com a difícil missão de manter seus colaboradores motivados e valorizados.
de acordo com o mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade Mackenzie, Marcos Morita, é preciso refletir quanto a isso e pensar: quando foi a última vez que você reconheceu um de seus colaboradores por um trabalho bem feito?

A resposta “não me lembro” ou “faz muito tempo” é mais comum do que se pensa devido ao corre-corre, a pressão do dia a dia por resultados e a luta corporativa.

“Amedrontados com a próxima lista de demissões, os colaboradores trabalham muito e se esforçam para que não sejam os próximos, não recebendo no final do dia uma mísera palavra de incentivo de seus gestores. Nem o ministro conseguiria manter o moral elevado nestas condições”, provoca o professor.

Porém, com atitudes simples é possível recompensar os colaboradores. Para isso Morita destaca uma lista elaborada pela professora de Harvard e autora de publicações sobre liderança Rosabeth Moss Kanter, que seleciona sete princípios que devem ser levados em consideração na aplicação dos reconhecimentos informais.

 

7  PRINCÍPIOS DE RECONHECIMENTOS INFORMAIS

  1. Enfatize o sucesso e não o fracasso. É provável que você não perceba os pontos positivos, caso se ocupe na busca pelo que há de negativo.
  2. Promova o reconhecimento e a premiação de forma aberta e pública. Quando não se torna de conhecimento geral, o reconhecimento perde muito do seu impacto e do seu propósito.
  3. Realize o reconhecimento de maneira pessoal e honesta. Evite algo muito meloso ou demasiadamente elaborado.
  4. Faça com que o reconhecimento e a premiação estejam de acordo com as necessidades exclusivas das pessoas envolvidas. Dispor de opções habilitará o gerente a agradecer pelas realizações de acordo com as particularidades da situação.
  5. A escolha do momento oportuno é crucial. Reconheça uma contribuição durante todo o curso de um projeto. Premie assim que possível. Os atrasos enfraquecem o impacto da maioria das premiações.
  6. Estabelece uma conexão clara entre realizações e premiações. Faça com que as pessoas entendam por que receberam os prêmios e os critérios usados para determiná-los.
  7. Reconheça o reconhecimento. Ou seja, valorize os colaboradores que enaltecem os colegas por fazerem o que é melhor para a empresa.

 

 


Fonte:
 http://www.sescon.org.br/index.php? 

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