Tanto empresas como colaboradores
precisam definir metas para alcançar
a realização de seus objetivos
Por Vanessa Resende
Não apenas um período de confraternizar e refletir sobre o período que passou. Quando chega o final do ano, também é preciso analisar e programar os projetos para os próximos 365 dias. É o momento ideal para traçar novas metas para um novo ciclo, buscando acertar o que foi feito de errado e manter o que foi conquistado.
Porém, não existe fórmula mágica para traçar que os próximos meses serão repletos de conquistas e, se o desejo for realmente esse, é preciso um bom planejamento.
É preciso criar metas. E essas são fundamentais para deixar claro para as equipes e as empresas quais são os objetivos a serem alcançados. Com isso, os colaboradores também saberão quais são suas responsabilidades dentro dos objetivos da empresa.
“A melhor definição para metas é aquela que é relevante para empresa e cuja aplicação mudará os resultados da organização num cenário de curto, médio e longo prazos”, avalia o consultor de negócios Maicon Putti.
META X OBJETIVO
Para quem pensa que essas duas palavras possuem o mesmo significado, aí vai a explicação de Putti: “objetivos: resultados desejados pela empresa. Meta: é a quantificação dos objetivos”.
“A principal diferença entre metas e objetivos é que o objetivo indica intenções gerais da empresa e o caminho básico para chegar ao destino que você deseja. Já as metas são as ações específicas mensuráveis que constituem os passos para atingir o objetivo”, completa.
METAS PESSOAIS
Que toda empresa ou plano pessoal necessita de uma meta para seguir adiante, ninguém duvida.
Porém, sem disciplina e planejamento, corre-se o risco das chances de sucesso serem diminuídas.
No ambiente corporativo, as metas são diferenciadas para cada objetivo que a empresa possuir. E para os planos pessoais deve-se seguir a mesma lógica. “A mesma aplicação das técnicas do planejamento estratégico das empresas pode e deve ser aplicado na nossa vida pessoal”, diz Putti.
Ele enumera os “deveres” de todo profissional que pretende alcançar as metas, em todos os setores:
° Saber a sua missão;
° Ter visão clara de onde quer chegar (visão de futuro);
° Princípios e valores sólidos que são base para atitudes e tomadas de decisão;
° Realizar diagnóstico pessoal, avaliando os pontos fracos, fortes, quais oportunidades tem e quais ameaças o cercam;
° Definir: objetivos, metas e estratégias;
DICAS PARA O SUCESSO NO PLANEJAMENTO
° Envolva toda a organização e construa uma coalizão administrativa em função dos objetivos;
° Monitore o progresso mensalmente, por meio de reuniões estratégicas;
° Decida com base no planejamento, e não com base em circunstâncias não previstas;
° Premie a equipe por atingir resultados;
° Comemore, celebre com todos os resultados, todos trabalharam muito por isso, comemorar encerra um ciclo na mente e no coração das pessoas e faz que a equipe sinta-se reconhecida e valorizada pela diretoria.
° Estabelecer ações para tirar isso do papel, montando um plano de ação no qual tratará cada um desses pontos para fortalecer aquilo que é bom e pode melhorar, porém minimizar os pontos fracos e gerenciar o risco das ameaças do mercado;
° É crítico criar estratégias que promovam o autoconhecimento como profissional, esposo(a), pai ou mãe, perante a sociedade, vida espiritual, intelectual e física;
° Feito isso, chega o momento de monitorar o previsto x realizado, para verificar se está no caminho e se existem outros caminhos alternativos que os leve ao objetivo ou se perdeu o foco;
° Identificado isso, colocar o plano no trilho novamente, rumo ao sucesso, conquistando objetivos que mudem história presente e futura de cada um.
DESENVOLVA UM PLANO DE METAS EFICIENTE
Criar metas é um processo e se torna mais produtivo se contar com a participação dos colaboradores. Maicon Putti lista os dez principais passos para desenvolver um plano de metas eficiente:
1. Antes da meta, estabeleça objetivos de curto médio e longo prazos.
2. Defina cinco metas para toda a organização.
3. A empresa deve preparar a equipe para o entendimento e aplicação das metas e isso de maneira simples: com comunicação simples e objetiva, treinamento, entendimento da parte de cada um no todo, formas de avaliação e premiação.
4. Crie estratégias para alcançar essas metas.
5. Agora é o momento de envolver todos para comprarem o desafio junto com a Diretoria.
6. Elabore planos de ação – e execute todos eles – para cumprir tudo que foi proposto, interagindo com toda a empresa.
7. Comunique a equipe e explique a meta estabelecida por área.
8. Monitore semanalmente para ver se as coisas estão acontecendo.
9. Mensalmente, valide o plano de ação para verificar os resultados e coordenar ações para o novo período.
10. O problema é muito maior quando não se tem metas, pois executivos, gestores e colaboradores podem ficar perdidos e ter um trabalho sem foco e sem saber o que entregar à organização. Em poucos passos e com poucos recursos, a empresa pode ter um método simples para cumprimento de metas e resultados.
Fonte: Revista Fenacon